sábado, 30 de maio de 2009

Estudos Biblicos

Para ver estudos bíblicos diversos clique aqui

O SACRIFÍCIO DE CRISTO FOI SÓ PARA MUITOS OU TODOS ?


UM EXAME DA DOUTRINA DE EXPIAÇÃO PARCIAL


Muitos irmãos acreditam na doutrina de expiação parcial, isto é, que o sacrifício de Jesus na cruz foi feito somente para os eleitos. Outros bons irmãos aceitam a doutrina de expiação para todos os homens. Há séculos os cristãos debatem este tema, com fanáticos nos dois lados da questão. É lastimável que a verdade mais importante na Bíblia, a morte de Jesus como o Cordeiro de Deus, tem dividido os próprios crentes. Devemos estudar este assunto como qualquer outro na Bíblia, considerando todas as passagens relevantes. Não devemos deixar nossa teologia interpretar a Bíblia para nós, porque a própria Bíblia deve determinar a nossa teologia! A questão é simples: Cristo fez alguma provisão para aqueles que não são eleitos?


Para simplificar o assunto, os que crêem na doutrina de expiação parcial são chamados calvinistas e os que crêem que Jesus morreu para todos são chamados arminianos. Porém nos dois grupos há varias diferenças de interpretação deste assunto. Nestes dois grupos há muitas divergências sobre varias outras doutrinas. Alguns calvinistas tem desenvolvido um certo padrão doutrinário que consiste em cinco doutrinas associadas chamadas por eles mesmos de "doutrinas da graça." Este "arranjo" doutrinário não era conhecido antes da reforma protestante. Não fazia parte das antigas confissões da fé. No meio de alguns calvinistas, o irmão que não crê em todos dos cinco pontos, ou define um dos pontos diferentemente, é taxado de arminiano injustamente. Ele é acusado de não crer na salvação pela graça! Também o irmão que crê nos cinco pontos é acusado de fatalista ou é chamado de "cascadura" [Inglês, Hardshell] no meio dos outros e isto é também injusto.

Os batistas históricos não precisam ser chamados nem calvinistas e nem arminianos. Não querem ser chamados calvinistas pela associação com o nome do fundador da Igreja Presbiteriana, João Calvino, um perseguidor dos anabatistas da sua época. Também não querem ser chamados arminianos porque não crêem nas doutrinas de Jacobus Arminius, um teólogo holandês que lutou contra as idéias calvinistas. Ambos destes líderes Protestantes eram defensores da união do estado com as igrejas! Eram inimigos dos Batistas da sua época! É errado exigir um irmão escolher entre Calvino e Arminius e suas respectivas posições doutrinárias porque os dois eram inimigos das igrejas verdadeiras da sua época.

Neste estudo, vamos considerar só um dos cinco pontos dos calvinistas, a doutrina de expiação parcial. Alguns batistas fiéis aceitam este ensino mas outros não. Vamos examinar primeiramente algumas passagens bíblicas usadas pelos...

Para ver esse estudo completo clique aqui»